Como já sabemos cada país tem sua cultura e algumas vezes vamos para um lugar sem saber ou sem mesmo pesquisar com antecedência os costumes. Como as pessoas lá se comportam? Vou me adaptar? Posso fazer o que faço aqui no meu país? As vezes querendo agradar acabamos errando e o que seria normal para nós pode causar estranheza em outra pessoa. Tem muitas meninas que ficam perguntando como é a Índia. Se você estiver planejando ir para lá, segue abaixo algumas orientações.

1- Roupas

Acredito que essa seja a mais importante. Mas Joice isso é machismo, o corpo é meu, visto o que quero. Se você não quiser ter problemas na sua viagem, olhares te devorando, comentários nas ruas, piadinhas, passada de mão…. É bom seguir essa dica. Você tem que entender que você é uma estrangeira e já vai chamar atenção mesmo vestindo-se de forma discreta. Mais atenção ainda se tiver pele muita clara, loira e olhos claros. 

Prefira batas, blusas que cubram os ombros, calças mais largas, nada que marque o corpo. Nem pensar em decotes, blusa de alcinha, transparências, mostrar barriga, short curto, jeans muito colado, pernas de fora. Você não está no Brasil! Você está em uma cultura totalmente diferente que já julgam estrangeiras como fáceis. Então muito cuidado ao se apresentar.

Kurti. Acredito que essa roupa seja a melhor opção para o dia a dia. É uma bata longa, usada com calça legue ou uma calça mais larguinha. Pelas ruas e comércios você encontra com facilidade.

3- Saudações 

Nada de beijinhos, abraços, tentar ser melhor amiga de alguém que você acabou de conhecer.

Um Namastê com o gesto das mãos é perfeito. Ou mesmo um Hello seguido de um sorriso. Isso vai depender também do grau de intimidade que você tem com a pessoa. Mas em regra geral para primeiras apresentações use o Namastê. Eles gostam e são muito simpáticos ao verem que você sabe algo no idioma deles.

  

O Deus que habita no meu coração, saúda o Deus que habita no seu coração.

4- Visitas

Foi visitar alguém? Aceite algo do que te oferecer. Eles vão te oferecer água, chai, café, lassi, biscoitos, alguma comida, doces… Enfim, coma algo e mostre cordialidade. Na Índia ir na casa de alguém e não comer nada, dizer não para tudo é tido como uma ofensa, eles vão querer te agradar de todas as formas, então não fique com esse pensamento que algumas pessoas aqui do Brasil tem: “não quero dar trabalho”, “visita incomoda”. Não! Visita é como um Deus para eles. Eles gostam de receber e são excelentes anfitriões. 

E da mesma forma, recebeu alguém na sua casa? Então aja da mesma forma. Trate com carinho seus convidados.

Ah, tire os sapatos, são vistos como impuros.

5- Andar pelas ruas

Você já sabe a maneira mais adequada para se vestir na Índia. Agora ao sair nas ruas não seja a miss simpatia! Nada de sorrisinhos para estranhos, ou até mesmo em hotéis, restaurantes, principalmente se estiver sozinha! Se você fizer isso e sair sorrindo e puxando conversa como as vezes fazemos aqui no Brasil você será mal interpretada e vão achar que você está dando abertura para “algo a mais”. Fuja de multidões.

6- Biquíni 

Até em Goa que possui belíssimas praias não é aconselhável em algumas praias por biquíni. Verifique bem antes. Os indianos começam a te fotografar e é uma atração à parte. Nunca viram uma mulher de biquíni, você irá se sentir um E.T. Fora que sabe-se lá o que fazem com essas fotos.
7- Visitar templos

Mais uma vez cuidado redobrado com as roupas e sempre leve com você um echarpe para cobrir os ombros e em alguns templos até a cabeça. Nada de tirar fotos que desrespeite a religião deles. Tire os sapatos pois são considerados impuros.

  

8- Em público 

Nada de beber nas ruas, demonstrações de amor como beijos, nada disso. Alguns casais nem de mãos dadas andam. Mas não se espante se ver alguns homens de mãos dadas. É um gesto de amizade entre eles.
9- Binóculo.

É proibido o uso de binóculo nos centros urbanos. Alguns engraçadinhos estavam fazendo uso indevido e invadindo a intimidade alheia. Se for para um Safári, praia, montanha, uma viagem… tudo bem, mas nos centros urbanos não faça isso.

10- Use o bom senso em tudo e qualquer dúvida pergunte a um amigo, pesquise antes na internet o lugar que você vai visitar, se possui alguma regra específica. Mas saiba respeitar uma cultura diferente da sua. Aproveite sua viagem.

13 comentários sobre “Índia- O que não devo fazer na Índia

  1. Joice cada dia eu aprendo mais com seus ensinamentos.. não sabia que para entrar nas casas das pessoas precisava tirar os sapatos, apenas nos templos religiosos…adorei saber das palavras que significa o Namastê.. obrigada flor, um dia eu vou chegar aí..rsrsrsr.. continua nos presenteando com seus conhecimentos…cada vez mais eu tenho meus desejos de conhecer essa tão linda India…ahh que roupas lindérrimas essas que vc usa..dá vontade de comprar um montão delas rsrsr bjosss.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Joice! Desejo um feliz natal! Lendo a autobiografia do Osho, tomei conhecimento que não podemos nos dirigir aos indianos pelo próprio nome. Podes nos falar sobre isso?

      Curtir

  2. Olá, estou tirando meu passaporte para visitar a índia, o que vc me aconselha em questão da viagem, vou por alguma agência como é pela primeira vez ou vou por conta por ser econômico. Ah estou fazendo o curso de inglês particular. Abraço

    Curtir

  3. Oi podia me responder como os indianos reagem a mulhers de pele negra e tranças
    Estava a pensar em fazer uma viagem á Índia mas estou com receio de comentários maldosos e outras coisas do tipo.

    Curtir

Deixe um comentário