A primeira vez que fui para a Índia (quase 3 anos atrás) me preparei para o pior. Li em alguns blogs que nem papel higiênico ia encontrar. Mas no fim vi que tudo isso é um grande exagero!Na Índia, principalmente em Mumbai onde moro encontra-se de tudo! Tem momentos que até esqueço que estou na Índia.

Sabe esses hiper mercados como Carrefour e Wallmart. Então, encontra-se aqui também, com outros nomes claro. Mas uma infinidade de possibilidades.

Supermercados de 2, 3 andares. Opções para casa, cozinha, banheiro, bebê, animais de estimação e produtos alimentícios e de higiene. Dentro de shoppings e nas ruas.

Em cada esquina você vai encontrar um mercadinho menor, que também vai vender de tudo, no vídeo mostro um deles… E também você encontra as famosas bancas de frutas e verduras espalhadas em cada esquina.

Encontro aqui: minha mozzarella, arroz integral, arroz normal, feijão, absorvente, Ob (absorvente interno), sal do himalaia ou sal rosa, açúcar mascavo, pães maravilhosos, queijos, carne, aveia Quaker, tang aquele suco artificial (prefiro comprar as frutas e fazer o suco natural, é mais saudável). Sorvete Kibon, Haagen-Dazs, Ferrero rocher. Enfim… Alguns dos exemplos de produtos que você pode encontrar. Tudo isso encontro com facilidade.

Aqui fico surpresa. Alguma vez você já foi em uma farmácia do Brasil comprar frango? Macarrão? Hahha na cidade do Brasil onde moro, Goiânia, não existe isso não. Farmácia encontra-se remédios óbvio, produtos de higiene pessoal, alguns chocolates, barra de cereal, sorvete e só!

Aqui não. Vou em uma farmácia! Sim, farmácia aqui que funciona 24horas! Isso mesmo, 24 horas e posso comprar frango, batata frita, iogurte, macarrão, molho de tomate, chá, café, enfim… Em uma farmácia! Tá bom pra você?! No início foi uma ótima surpresa e amo, facilita muito a vida. Só a Índia mesmo para me surpreender tanto. Nunca vi isso em nenhum país que visitei.

Aqui entregas a domicílio é algo muito natural. As vezes se quero um leite, um frango, uma comida, uma pizza, é só ligar que tudo chega em casa.

Sem contar o anjo de porta em porta. É um Senhor que passa sempre a noite vendendo suas mercadorias. Ele tem também várias coisinhas urgentes, que sempre compramos como pão, ovos, bolo de chocolate. As vezes você chega cansada e esquece de comprar algo e como mágica ele toca a campainha na sua porta, fala se não é um anjinho. Amo também, ajuda muito e como ele tem vários espalhados pela Índia.

Anjo de porta em porta

Sem contar os aplicativos online. Se não quero sair de casa para fazer compras faço online mesmo, e adoro, muito prático, o valor da entrega é baixo, você programa o dia que quer que seja feito a entrega. Pode pagar em cartão, em dinheiro, e você escolhe tudo online, por fotos. Os mercados aqui estão sempre cheios, evito trânsito, poupo tempo, compro a noite e programo a entrega para o dia seguinte. Perfeito! Os meus favoritos é o bigbasket e o naturebasquet. (Tem em várias cidades na Índia.)


Aliás esse supermercado é maravilhoso (Naturebasquet), você encontra opções variadas de produtos naturais, produtos importados, legumes, frutas e verduras frescas. Até orgânicos se você preferir. Uma opção vasta de uma Índia moderna.

 

http://m.naturesbasket.co.in/index.aspx
Se você for em uma loja de beleza, como tem várias aqui você vai ficar louca e perdida, várias marcas, as mesmas que usamos, famosas como Loreal, Nívea, Vaseline, Olay, Tudo você encontra. Sem contar a infinidade de cosméticos maravilhosos, produtos naturais, ayurvédicos de marcas locais.

Não sei porque as pessoas tem tanto o que falar da Índia. É um país normal, em algumas áreas até bem mais avançada do que muitos lugares, com opções baratas seja para compras, dentista, médico… Então o que seria um papel higiênico? Nada! 

  
Você encontra de vários aromas e marcas, como você preferir. Já ouviu aquele ditado: gosto é igual o cú, cada um tem um! Então, bem isso, gostos variados, ofertas para todos os gostos exóticos. Exótico é uma palavra bonita mas que bota medo, mas depois você apenas percebe que é diferente. Mas no momento que você aceitou sair da sua casa, aceite o diferente, experimente, se invente! Enfim, abra seus horizontes e pare um pouco de falar do caos. Sim, ele está lá. Mas ao mesmo tempo você pode viver em uma outra realidade, em ambientes requintados que nada lembra tanta miséria mostrada de uma Índia parada no tempo. Sim, existe esse lado também, bem triste. Mas existe um outro lado de uma Índia abundante, rica, divertida e cheia de oportunidades e novidades para conhecer.

Muito cuidado com o que você lê por aí.

Sim é verdade, alguns banheiros você não vai encontrar papel higiênico, tenha sempre um na sua bolsa.

Se for muito neurótica, tenha também o seu álcool em gel, no início até usava, mas agora estou como eles, joga para Ganesha, imunidade adquirida hahaha

Os banheiros das estradas nas viagens é sim no chão. Vai ter que agachar. Isso serve para você valorizar o seu banheiro limpo, água quente, descarga automática quando estiver em um, pois milhares de pessoas na Índia não tem sequer o básico. Muitos têm banheiros coletivos, ou fazem suas necessidades nas ruas mesmo, colocando a bunda nas janelas dos trens. Em beiras de estradas, existe uma realidade que você talvez desconheça. Mas nas casas, restaurantes, hotel, tudo assento normal, não tenha medo, a Índia não é tão assim do outro mundo. E se tiver que agachar, agache (se você tiver alguma restrição médica, não vá se aventurar em viagens pelo interior da Índia. Fique nos grandes centros). Se tiver que comer com a mão de vez em quando, numa comida de rua, coma, está tudo bem. Dance conforme a música. Se quiser um restaurante internacional com aquela mesa posta de vários talheres e etiqueta, tudo bem, tem também… Seu bolso podendo pagar maravilha, você vai ser feliz.

Não é vergonha nenhuma querer coisas boas, porque é ótimo o conforto. Quem não gosta?!

Nas adversidades é preciso sabedoria, e nos momentos de prazer aproveite, porque tudo passa… Momentos…

Não se assuste, riqueza e pobreza andam juntas por aqui. Mas o que nunca podemos ter é a pobreza de espírito.

Boa viagem e boas compras.
Namastê 🙏🏻❤️
Acompanhe também
❤️ Facebook: https://www.facebook.com/namastemundoporjoicegabriela

🎥❤️You Tube: https://m.youtube.com/c/JoiceGabriela

❤️Instagram: @joicegabriela  https://www.instagram.com/joicegabriela/

❤️E-mail: joicegabrielabrazil@gmail.com

Anúncios

3 comentários sobre “Supermercado em Mumbai. Tem papel Higiênico na Índia?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s