Muito se fala de ir a Índia, mas e para um indiano vir ao Brasil? O que é necessário?
Essa publicação é para todos os indianos que querem visitar o Brasil e para as mulheres que tem amigos e namorados na Índia. Agora você já pode informá-lo sobre o que é preciso para ele vir ao Brasil. Não é tão simples como ir para a Índia, mas entregando toda a documentação necessária e fazendo tudo certinho, não terá problemas.


Primeiramente vamos a alguns dados básicos do Brasil.

Designação oficial: República Federativa do Brasil


O Brasil é o maior país da América Latina. Seu território corresponde a quase metade (47.3%) da América do Sul, ocupando área total de 8,547,403.5 km2. É o quinto maior país do mundo depois do Canadá, da Rússia, da China e dos Estados Unidos.

A língua oficial é o português e sua cultura caracteriza-se pela diversidade.

 

O Brasil tem a segunda maior população negra do mundo depois da Nigéria, o maior número de pessoas de ascendência japonesa fora do Japão, e mais pessoas de origem libanesa ou síria que as populações combinadas do Líbano e da Síria. O Brasil tem uma população indígena de cerca de 450.000, compreendendo mais de 200 povos que falam mais de 180 línguas diferentes.

 

Moeda: Real (BRL)

Capital: Brasília

 

Localizaçao de Brasília a capital do Brasil no mapa. E a localização do Brasil no Mapa Mundi em menor escala.

População: 200,4 milhões

Cidade mais populosa: São Paulo

Presidente: Michel Temer

Clima: Diverso, você pode ir para o Nordeste e enfrentar temperaturas acima de 35°C, e indo para o Sul pode encontrar temperaturas abaixo de 0°C . Verifique antes para qual cidade e região você está indo. Saiba mais sobre o clima aqui.


Vistos para estrangeiros:

O visto é o documento concedido pelas representações diplomáticas e consulares do Brasil no exterior que possibilita o ingresso e a estada de estrangeiros no Território Nacional, desde que satisfeitas as condições previstas na legislação vigente.

O visto configura mera expectativa de direito e não garante a entrada do estrangeiro em território nacional. Seu ingresso poderá ser impedido e a estada em território nacional poderá ser reduzida quando for conveniente ao interesse nacional, pois a concessão de visto é ato do poder discricionário do Estado brasileiro.

O Itamaraty é o órgão do Governo brasileiro responsável pela concessão de vistos, o que ocorre por meio das Embaixadas, Consulados-Gerais, Consulados e Vice-Consulados do Brasil no exterior.

 

Situações que você pode pedir um visto de Turista:

• Turismo

• Visita à família e ou amigo.

• Participação não remunerada em uma conferência científica ou seminário patrocinado por uma instituição científica.

• Estrangeiro viajando para lazer e quer fazer um curso de curto prazo no Brasil, por período não superior a 90 (noventa) dias.

• Participação não remunerada em evento atlético, artístico ou competição.

• Menor estrangeiro que tem sido adotado por um cidadão brasileiro ou residente permanente no Brasil.

• Estrangeiro tendo um Protocolo de Registro ou Prorrogação de Prazo de Estadia ou Protocolo de Pedido de Permanência no Brasil.

• Residente permanente mais de 60 anos ou com necessidades especiais com um Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) cartão expirado.

Custo médio de uma passagem de Delhi para São Paulo

Valores apenas para se ter uma ideia, pois dependendo da companhia aérea, data da viagem e da temporada o preço pode ser bem maior. Fiz a simulação pelo site cheapflights saindo de Delhi dia 30 setembro indo para Guarulhos São Paulo e retorno a Índia dia 31 outubro. O voo mais barato foi pela Etihad.

R$ 4.267 (quatro mil e duzentos e sessenta e sete reais)

INR 88.076 (oitenta e oito mil setenta e seis rúpias)

 

Simulação feita pelo site cheapflights

 

 

Simulação feita pelo site cheapflights


Valor do Visto de turista:

INR 6.400 (seis mil e quatrocentas rúpias)

O que o visto de Turismo me concede?

O visto de Turista autoriza a estada no Território Nacional por, no máximo, 90 (noventa) dias, prorrogáveis uma única vez, por igual período, desde que solicitado ao Departamento de Policia Federal antes do vencimento do prazo de validade do visto concedido no exterior.

Documentos necessários para aplicar o Visto de Turista

• Passaporte original, válido por pelo menos seis meses após a chegada prevista para o Brasil. O passaporte deve ser assinado e ter pelo menos 2 páginas em branco. (Atenção: passaportes sujos, danificados ou desfigurado não serão aceitos. Obter um novo passaporte, se o seu atual não satisfaz esses critérios).

• Passaporte antigo, sempre que disponíveis.

• Uma fotografia recente, tamanho 4 centímetros x 5cm, colorida, vista de frente, fundo branco.

• Comprovação de emprego do candidato. Prova de um contrato de trabalho na Índia. Se for aluno, a prova do trabalho deve ser substituída pela matrícula na escola, universidade e frequência. Se o requerente é aposentado, fornecer prova de aposentadoria ou recibo de pagamento de pensão.

• Comprovação das reservas de hotel no Brasil. Ao visitar parentes, amigos que residem no Brasil, apresentar uma carta-convite autenticada em cartório de um cidadão brasileiro ou estrangeiro com autorização de residência no Brasil, Assegurando a Responsabilidade para a habitação e despesas relacionadas, durante a estada do hóspede no Brasil.

• Prova da situação financeira ou meios de apoio durante a estadia do requerente no Brasil: declarações de conta em banco, cartão de crédito, declarações dos últimos três meses.

• Itinerário da passagem de ida e volta confirmada.

 

Requisitos especiais para menores:

• Apresentação do certificado de nascimento original ou uma cópia autenticada. As cópias apresentadas sem a certidão de nascimento original devem ser legalizadas pelo Ministério das Relações Exteriores (MEA), Governo da Índia.

• Apresentação de uma autorização para a emissão do visto brasileiro para menores, assinado por ambos os pais ou responsáveis legais (em que é necessário caso a prova legal de tutela) a um notário público. Se o requerente for um aluno (a) menor: a prova de meios de apoio durante a estadia no Brasil deve ser apresentada pelo seus pais.

 

Registros Especiais:

• Se o candidato pretende participar em competições de atletismo, artes de palco, eventos, conferências ou seminários: cópia da carta do patrocinador / organizador fornecendo informações específicas sobre a atividade a ser desempenhada e por localização e duração da atividade / evento. A carta deve indicar que o participante NÃO receberá pagamento e que não há bilhetes para serem vendidos para o evento.

• Se o candidato for um residente permanente, mas tem um cartão expirado brasileira ID para cidadãos estrangeiros (RNE); e a) é sobre a idade de 60 anos ou b) é uma pessoa com necessidades especiais, por favor fornecer cópia da carteira de identidade brasileira expirado para os Cidadãos Estrangeiros (RNE).

• Se o candidato é portador de um visto permanente ou temporário e solicitou uma extensão do visto ou sua conversão para um Visto Permanente, por favor apresentar uma cópia autenticada do protocolo emitido pela Polícia Federal do Brasil, pelo Ministério da Justiça do Brasil ou pelo Conselho Nacional de Imigração (“Conselho Nacional de Imigração”).

• Se o candidato for menor de idade que está sendo adotado por um cidadão brasileiro, favor fornecer cópia autenticada da decisão judicial sobre a adoção ou qualquer outra prova do processo de adoção. Além disso, forneça cópia autenticada da decisão judicial ou autorização por escrito autenticada de ambos os pais ou responsáveis se o menor estiver viajando desacompanhados para o Brasil ou na companhia de apenas um dos pais ou responsáveis.

 

Aplicando o visto:

Primeiro: Você decidiu visitar o Brasil, então a categoria do visto é Turismo.

Segundo: Você deve reunir toda a documentação exigida.

Terceiro: Preencher o Formulário de Solicitação online.

Quarto: Pagar a sua taxa de visto.

Quinto: Envie o seu pedido a Embaixada do Brasil em Delhi ou Mumbai.

Se você é um estrangeiro e gostaria de viver no país, podendo trabalhar, estudar e constituir família não é visto de turista. Vou falar sobre esses vistos nas próximas publicações.

Dúvidas quanto a aplicação do visto entre em contato com a embaixada.


Embaixada do Brasil em Delhi

Endereço: 8 Aurangzeb Road – New Delhi, India – 110011

Email: brasemb.newdelhi@itamaraty.gov.br

 

Embaixada do Brasil em Mumbai

Endereço: Bakhtawar, Unit 12B, 12th Floor R.N. Goenka Marg, 229, Nariman Point, Mumbai – 400-021 India

Email: cg.mumbai@itamaraty.gov.br

Telefones:

(91 22) 2283-4467

(91 22) 2283-4469

(Fonte: Portal Consular do Brasil e Itamaraty)

Espero que essa publicação ajude a esclarecer algumas dúvidas. Que você aproveite muito a sua viagem ao Brasil. É um país maravilhoso com um povo muito acolhedor e alegre. Comida maravilhosa, lugares lindos!

 

Praia de Ipanema Rio de Janeiro

 

Se ainda não curtiu a página, clique aqui e curta. Assim você não perde nenhuma publicação e dicas que as vezes apenas posto lá.

Me siga no Instagram: @joicegabriela

Deixe seus comentários me envie sugestões sobre o que quer saber sobre a Índia.

Até a próxima publicação, Namastê 😊🙏🏻🇧🇷🇮🇳❤️

36 comentários sobre “Brasil- Documentos necessários para um indiano conseguir o visto de Turista para o Brasil

  1. Boa noite, eu li todo a sua matéria achei muito interessante; porém não é bem assim que funciona, caro colega, eu tenho um amigo na india , enviei para ele via correio uma carta, para ele vir para o Brasil como turista, enviei junto uma escritura de compromisso, cópias de todos os meus documentos pessoais autenticadas e reconhecidas firma, minha declaração de imposto de renda, que nada foi negado o visto, foi só um desabafo da minha decepção com o consulado enviei mensagem para o consulado até hoje estou esperando a resposta.indignação

    Curtir

    1. Sim Sandra entendo… É mais difícil mesmo os indianos conseguirem o visto para o Brasil. E não depende apenas da sua documentação, também pedem outros documentos dele como comprovante de renda, residência, emprego… Cada caso é um caso… Espero que o Consulado responda e ele pode tentar novamente, boa sorte para vocês. Obrigada pelo seu comentário 😘😘🙏🏻

      Curtir

      1. Nathalia, os documentos necessários ele que irá providenciar. Se ele for ficar na sua casa apenas a carta convite você faz e envia.
        Você mesma pode fazer a carta. E depois ir no cartório.
        A carta deve ser redigida no computador, impressa e assinada. Autenticada em cartório brasileiro. Envie ao estrangeiro convidado para que ele possa apresentar quando for solicitar o visto brasileiro.
        Anexe e envie junto à carta uma cópia do passaporte ou algum documento de identidade da pessoa brasileira que irá receber o hóspede.

        Modelo carta convite: Em Inglês.

        Date and Place
        (full name of the host)
        (full address of the host)
        (contact numbers for host)
        To Immigration Officer / Consular Officer
        To whom it may concern,
        I, (name of host), (marital status), (occupation), holder of the Passport XXXXX, residing at (full address), hereby declare to all effects and purposes, that I invite (full name of guest), (nationality), (profession), holder of Passport XXXX and resident at (address) to visit me from XXX to XXX. I’m (friend, uncle, cousin, etc.) of (name of guest) and clarify that (name of guest) will stay at my residense during the entire period of his/her time in (city, country). (name of guest) travels as a tourist and will fund his/her own trip. In attachment, I provide documents that prove my (nationality) or (my regular situation with immigration). I am available for any clarifications that are necessary
        Best Regards,
        ______________________________
        Signature

        😘😘

        Curtir

  2. Joice boa tarde,que bom que existe pessoas como vc com a intenção pura e simplesmente de ajudar seus conterrâneos brasileiros,obrigado por esse blog.Gostaria de saber como um indiano faz pra tirar o visto de negócio para o Brasil,poderia me esclarecer essa informação,desde já lhe agradeço e Parabéns pelo seu trabalho que é massa.

    Curtir

  3. joice, minha querida o que um jovem indiano militar que pediu baixa, com 23 anos de idade, precisa apresentar na india, para obter o visto para o Brasil, por favor nos ajude obrigada!

    Curtir

  4. Ola que bom encontrar coisas ssim maravilhosa que exclarece nos brasileiros …Eu gostaria de saber ja estou com um indiano a dois anos tem como casarmos sem eu precisar ir na india e fazer tudo por aqui ?

    Curtir

    1. Oi Jaqueline, obrigada e seja bem vinda. Tem como casar sim por procuração. Mas não sei detalhes. Procure um cartório e um advogado para que possam te informar como é feito e os documentos necessários. Beijos 😘😘

      Curtir

  5. Quero enviar uma carta convite para meu amigo indiano vir ao Brasil qual idioma devo escrever pode ser português ou o idioma de lá e preciso também registra em cartório me ajuda por favor

    Curtir

  6. Oi Joice, tudo bem?
    Meu namorado, que é indiano, mora no Canadá e pretende vir para o Brasil em dezembro.
    O fato de ele possuir visto Canadense e também americano facilita a vinda?
    Ele vem pra passar 1 mês.
    Esta carta convite tem quer ter autenticação de assinatura ?

    Obrigada!

    Curtir

      1. Oi Joice, gostaria de saber como posso ajuda um indiano para consegue o trabalho também como dar informação???
        Lá agente na Índia não sabe como para consegue do trabalho no Brasil.
        Eu não sei onde fica agente para dar informação para ele.

        Curtir

  7. Gostaria de saber como meu noivo indiano consegue um visto de trabalho para o Brasil. Ele não quer vir com visto de turista. Ele quer visto de trabalho . Como conseguir ? Obrigada

    Curtir

    1. Oi Ana. Ele precisa primeiramente conseguir um emprego no Brasil. A empresa que irá contrata-lo irá enviar a documentação necessária para ele aplicar o visto de trabalho na Índia. Beijos 😘

      Curtir

  8. Boa noite Joice,
    Namoro um Indiano a 5 anos ele quer vir ao brasil pra gente casar mas nao consegue o visto, eu tenho empresa no brasil como fazer uma carta convite pra ele trabalhar comigo…?
    Me ajuda ja faz 5 anos que estamos tentando pra ele vir.
    Bjus Andreia

    Curtir

  9. Prezada Joice. Inicialmente eu quero parabenizá-la e agradecer pelo seu tão importante trabalho. Eu estou com duas grandes dúvidas, e necessito de sua ajuda. Um amigo meu Indiano vai levar o filho, um pianista prodígio de 11 anos de idade chamado, para uma apresentação (como convidado) em um programa de televisão na Argentina. Depois do compromisso, ele gostaria de me visitar no Brasil (Rio de Janeiro), e ficaria aqui (ou em minha residência ou num apartamento que pretendo alugar ou, em último caso, num hotel) durante uma ou duas semanas. A documentação (passaportes, visto) para a entrada na Argentina já está de acordo com as exigências daquele país. A minha pergunta é: como ele deveria proceder para entrar no Brasil, vindo da Argentina. Uma segunda dúvida que tenho é que, se eu conseguisse um concerto (remunerado ou não) para o menino no Brasil, se haveria alguma exigência especial. Eu agradeço, desde já por sua atenção. Um grande abraço.

    Curtir

  10. Oi sandra como voce esta..
    My name is Gurvinder i am looking for Brazil visa i have friend who ready to send me invitation.but i have query after reach Brazil can find some job in brasil or can i extend my visit visa to work visa.. I had one beautiful gilr friend she was Brazilian n last month she was die due to some health issue so i will go her home to meet her family also

    Curtir

  11. Boa Tarde Joice!

    Me chamo Karla Patrícia e tenho um namorado indiano que deseja vim ao Brasil agora em Abril/2018 e estamos correndo para ele tirar o visto.
    Gostaria de saber o valor exato do visto em real $$ ( Moeda do Brasil) ,para fazer a transferência do valor para a conta dele o mais rápido possível para ele dar entrada?
    Aqui consta que custa em Rúpias 6.400 (Valor na moeda brasileira quanto ficaria )

    Desde já lhe agradeço a ajuda.

    Curtir

Deixe um comentário